quarta-feira, 24 de junho de 2009

Última atividade do blog!!!!!!!!!

Escolher 3 jornais online. Analisar como estão presentes em cada um, as características da internet e como estas alteram o processo noticioso.

http://www.zerohora.com.br/
De cara já podemos notar que o jornal online é muito mais interativo e as notícias de propagam muito mais rápido. Há uma diferença muito grande entre um jornal impresso e um jornal online. Nos jornais impressos as informações não são rápidas e não se propagam, ou seja, um jornal impresso só serve quando lemos ele, uma vez só, depois ele perde sua utilidade. Já o jornal online permite que os leitores percorram pelas informações e notícias de uma maneira muito rápida. É fácil lincar as notícias e muitas delas são ao vivo. Nesse site, por exemplo, tem um blog com notícias ao vivo do mundo inteiro. Outra característica que aparece no site da zero hora é a publicidade 1.0, com links patrocinados como o do banrisul e uma propaganda de um lançamento residencial na forma de pop up. Outra coisa que me chamou atenção nesse site foi que podemos acompanhar o jornal também pelo twitter (uso das redes sociais que ajudam ainda mais a propagar as informações) e widgets, que os leitores podem ter nos seus sites as notícias que saem na zero hora. Isso é fantástico e permite uma grande interatividade entre os leitores. O processo de hipermídia e de hipertexto que encontramos no site permite ampliar o assunto e aumentar ainda mais as informações, diferentes do jornal impresso que a cada edição temos espaço e informações limitadas para divulgar. Para aumentar as notícias tem que esperar o jornal do outro dia.

http://www.folha.uol.com.br
Folha de São Paulo online. Achei o site meio poluído, mas as características da internet estão claramente presentes. A primeira coisa que eu vi quando abrí o site foi um ghost pop up de lançamento de apartamentos e bem ao lado tinha um banner digital do mesmo anúncio, exatamente igual, só mudou a forma de divulgar. A publicidade 1.0 está presente no site em forma de links patrocinados e pop ups. O processo de hipertexto e hipermídia permitem a ampliação do assunto, permitem que o leitor percorra sobre aquela informação. O site visualmente não é bonito, é desorganizado. Talvez seja mais fácil de ler as notícias no jornal impresso do que no jornal online.

http://www.estadao.com.br
Site mais clean,visualmente bonito e organizado, permitindo que o leitor encontre as notícias de seu interesse e possa ler com clareza. Predomina o processo de hipertexto e hipermídia. A publicidade 1.0 tem destaques em anunciantes como coca-cola, net e bradesco. Esses dois primeiros em formas de banners, o da coca-cola com animação de um caminhãozinho.

Em todos os casos as notícias não são só locais, mas também globais. Porém, devido às pessoas estarem cada vez mais individualistas e querem cada vez mais coisas personalizadas as notícias locais estão voltando a ser mais relevantes. Uma coisa legal que percebí nos três sites é a presença de links com informações sobre lazer, desde shows até restaurantes, museus, etc. e a grande presença das lojas onlines. A convergência de mídia também é notável em todos os jornais onlines analisados. O jornalismo online é muito mais interativo, muito mais amplo e muito mais rápido. O jornalismo hoje é opinativo e há uma grande identificação de leitores com jornalistas. Um aspecto negativo do jornalismo online é que vivemos na era da sociedade da informação e o jornalismo vem perdendo a credibilidade. Hoje em dia qualquer um pode publicar notícias na internet. Basta acontecer um fato importante ou marcante e qualquer pessoa presenciar. Isso já vira notícia e os jornalistas aos poucos vão perdendo os seus lugares. Vídeos caseiros e cinegrafistas amadores aparecem constantemente na internet. Isso tem a ver com a globalização, com os avanços da tecnologia e com a digitalização das coisas. Hoje é comum as pessoas terem celulares com câmeras que podem filmar qualquer coisa, por exemplo. As pessoas hoje estão cobrando muito dos jornalistas para terem uma boa informação. Há comparações entre jornalistas e escritores amadores e as pessoas estão cada vez mais exigentes. No jornal online, todos podem ser emissores. O jornal online não fica velho, os jornalistas "ressussitam" as notícias a todo momento, a partir de novas informações. A velocidade na rede é muito maior que a velocidade no jornal impresso ou nos telejornais. Um exemplo bem recente foi o da morte do Michael Jackson, que enquanto nos jornais onlines já haviam declarado que o cantor tinha morrido, ao mesmo tempo os telejornais não confirmavam a notícia, ainda diziam que ele estava internado. Nos 3 jornais analisados tem um link onde diz "últimas notícias", com as informações atualizadas de minuto à minuto. A internet tem velocidade e tem memória.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

7ª Atividade do 2º Bimestre

Escolher uma página na internet. Observar todos os tipos de propaganda presentes. Classificar os tipos de acordo com as características de publicidade 1.0 ou 2.0. Explicar.

http://www.terra.com.br/

Dell: banner da marca em cima da página. 1.0 porque é apenas a digitalização das formas offline da publicidade, usa pouco as características da internet, não tem interatividade.

Coca-cola zero: banner no meio da página. Link para o site. 1.0, não tem interatividade, apenas adapta a mídia offline para o mundo digital.

Wal Mart: banner no meio da página. Link para o site. 1.0 porque usa a internet apenas para divulgar a marca.

Bradesco: aparece como patrocinador das notícias. Tem um link bem pequeno junto às matérias. Publicidade 1.0.

Itaú: aparece como patrocinador das notícias. Marca as horas. Publicidade 1.0.

Pernambucanas, extra, fast, saraiva, americanas, dell, submarino, shoptime, sack's perfurmaria, webmotors, motorola, polishop, marisa.com.br, veja, alto da mata, pão de açucar, kalunga.com, Ipod, chevrolet e ultrafarma: aparecem na parte das promoções. Esse tipo pode ser caracterizado como 1.0 porque não tem interatividade com as pessoas nem inovação, é um tipo de publicidade muito próxima dos meios utilizados pela publicidade offline.

Caracterizei a publicidade no site do terra como 1.0 porque o uso das características da internet é baixo. No site as marcas se posicionam apenas com uma mídia digitalizada, a mesma que usam na forma offline foi passada para o mundo virtual. Não predominam nessas propagandas o diálogo com o consumidor, a interatividade e as novas formas de propaganda. A única forma de propaganda vista nesse site foi a de links patrocinados, que fazem parte da publicidade 1.0.

6ª Atividade do 2º Bimestre

Mídia Social:
Encontrar três nomes ou virais e discutir sua relevância para a publicidade.

Primeiro Exemplo:

"David After Dentist"
Esse é um dos vídeos mais visitados do youtube ultimamente. Trata-se de um pai que filmou o filho logo após sair do dentista. O menino tinha extraído um dente e estava dopado por causa da anestesia. Algumas pessoas pensam o que isso tem a ver com a publicidade. Na verdade a publicidade se aproveita desses "virais" e cria coisas em cima deles. Na mesma página do youtube onde está o vídeo aparece este link de propaganda, que vende camisetas com o seguinte conceito: "Is this real life?", baseado no vídeo do David.

Segundo Exemplo:

"Susan Boyle" - revelação no reality show Britain's Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. Susan surpreendeu os jurados, que a olhavam com olhar desconfiado devida sua má aparência. Após a aparição no programa, seu vídeo foi colocado no youtube, recebendo imediatamente milhões de visitas. O contraste da má aparência com sua bela voz dispertou a atenção e a curiosidade da mídia do mundo inteiro. Os vídeos hospedados na internet bateram recorde de visitas. Mais uma vez a publicidade se "aproveita" e cria conceitos a partir dessas pessoas. Nesse caso, pode-se criar conceitos em cima de que "as aparências enganam", superação, etc. A sony quer gravar um CD com a cantora amadora, além de ter projetos de fazer um filme sobre a história dela. Os usuários dos blogs e redes socias ja discutem sobre esse fenômeno.

Terceiro Exemplo

Funk do Ronaldo - 1835170 visitações no youtube. A onda "Ronaldo", criada pelo programa Pânico na TV, virou febre entre os jovens brasileiros. O vídeo caiu no youtube e já gerou milhares de visualizações. Os publicitários que precisam fazer campanhas direcionadas para o público jovem, busca saber o que esse público gosta, assiste e qual linguagem é adequada para ser utilizada na campanha. Utilizar na campanha gírias faladas por esse público geralmente é uma ótima estratégia para atraí-los e a campanha pode acabar "caindo na boca" desses jovens e os deixando atraídos pelo produto/serviço divulgado.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

5ª atividade do 2º bimestre

1) Visitar:

* http://www.google.com.br/
* http://www.yahoo.com/
* http://www.askjeeves.com/

Fazer uma busca por "melhor bolo de chocolate". Observar:
a) Quantos resultados foram encontrados?
b) Qual sistema apresentou resultados mais relevantes?
c) Como aparecem os LINKS patrocinados?
d) Como apareceu a PROPAGANDA em cada buscador?

2) Encontrar dois exemplos de google bombs. Analisar:
a) Como as redes sociais influenciam essas "Google bombs"?
b) Que tipo de efeito político essas "bombas" tem?

1) a) Google - aproximadamente 286.000 resultados
Yahoo - aproximadamente 1.030 resultados
Askjeeves - aproximadamente 130.000 resultados.
b) Na verdade todos os sistemas apresentaram resultados semelhantes, como receitas para fazer o melhor bolo de chocolate e como o restaurante/confeitaria de São Paulo que se chama "o melhor bolo de chocolate do mundo."
c) No google e no yahoo não aparecem links patrocinados. O único que aparece , em cima e embaixo da busca, é no askjeeves.
d) Em nenhum buscador aparece nenhum tipo de propaganda.

2) Google Bomb para Renan Calheiros - após ser absolvido pelo Senado Federal, ao procurar pelas palavras vergonha nacional no Google e clicar em estou com sorte, o site é direcionado para a página do Senado Federal.
Google Bomb para o Lula: "maior mentiroso do Brasil" vai para a biografia do Lula na wikipédia.
a) As redes sociais são redes de relecionamentos que podem gerar discussões entre um grupo de pessoas sobre um determinado assunto. A partir deste conceito eu acredito que as redes possam influenciar as pessoas a criarem essas "google bombs", principalmente quando essas pessoas participam de comunidades como "eu odeio tal coisa", "sou contra o fulano de tal", etc. Esse tipo de comunidade gera discussões em cima de polêmicas e informações que podem revoltar os usuários ou que possam servir de deboxe e assim, a partir dessas polêmicas, podem ser criadas as google bombs. As redes sociais também podem citar links de algo que quando clicar vai para outro site diferente. Isso pode ser usado para fazer marketing e publicidade.
b) Essas bombas podem causar diversos efeitos políticos e acredito que na maioria das vezes são de efeito negativos. Digo negativos porque essas googles bombs ou tem finalidade de esculaxar alguém ou servem para fazerem propaganda. No caso das consequências negativas, que podem ser tanto pra sociedade, quando pra política ou pra economia do país e do mundo, acredito que a única coisa que se tem a fazer é tentar tirar essa bomba da rede, mas não se pode fazer nada quanto aos comentários das pessoas e nem tem como descobrir quem colocou isso na rede.

4ª atividade do 2º bimestre

Perguntas:
1. Exemplos apropriação, desvio e despesa improdutiva. Explicar.
2. Encontrar exemplos de cyberpunk. Discutir os efeitos políticos.

Respostas:
1.
Apropriação: usar o celular para outros fins além de receber e fazer ligações. Enviar torpedos, jogar e entrar na internet são exemplos de apropriação porque é uma maneira de pegar uma tecnologia (celular) e usar ela para uma outra finalidade a qual não foi pensada em primeiro momento.
Desvio: pedófilo que usa as redes sociais para perseguir crianças. É uma prática negativa pro sistema. Desvio é o uso anti-convencional de uma ferramenta, muitas vezes criminosa.
Despesa improdutiva: usar canais de bate-papo e redes sociais como lazer. A despesa improdutiva é o uso que não tem um propósito. É a utilização da tecnologia para fins próprios, em prol do lazer. Isso ajuda a aguçar a criatividade.
2. Um exemplo de cyberpunk foi um cracker em São Paulo que desviou dinheiro da conta bancária de muitas pessoas e pegou esse dinheiro para uso próprio: foi para um hotel cinco estrelas fazer farra com os amigos. Outro exemplo são os hackers, que produzem vírus para invadir o computador das pessoas, com o intuíto de que nós temos que dominar a tecnologia, não ela nos dominar. Para exemplificar o cyberpunk posso citar também um grupo dos EUA que pixa as ruas, roubam placas, agridem as pessoas na rua e colocam tudo no youtube para ir contra o sistema e chamar atenção dos políticos. Isso tudo gera consequências negativas para o sistema, pois está indo contra as regras, e a internet, nesses casos, é utilizada de uma maneira anti-convencional e criminosa.

3ª atividade do 2º bimestre

Política no ciberespaço
Perguntas:
1) O que são cidades digitais? Encontre uma cidade digital e explique como ela auxilia na questão da política no ciberespaço.
2) Encontre uma página de um partido político e analise quais opções de participação o site oferece aos cidadãos. Analise como a internet pode influenciar a cidadania das pessoas.
3) Procure o website de algum representante político de sua escolha. Analise como o site dele permite a interação com o eleitor. Analise como esses sites podem influenciar as escolhas políticas e a questão do poder pelo cidadão.
4) Escreva um pequeno texto explicitando seu posicionamento sobre como as novas tecnologias poderão influenciar o futuro político da humanidade, seguindo as questões:
a) Como as redes no ciberespaço influenciam a política? Dê exemplos.
b) Como a economia digital e a política se interelacionam? Exemplifique.
c) Encontre uma página de um partido político e analise quais opções de participação o site oferece aos cidadãos. Analise como a internet pode influenciar a cidadania das pessoas.
d) De que forma apropriação, desvio e despesa improdutiva influenciam a política no ciberespaço?
Respostas:
1) As cidades digitais são cidades que tem divesos pontos de conexão de rede que promove a interatividade entre os habitantes favorecendo a formação de uma rede de cidadania digital, disponibilizando serviços e ações de interesse público na cidade. A tecnologia é responsável pela melhoria dos bens e serviços utilizados pela população. Porém, ela promove mudanças radicais no modo de pensar e agir das pessoas. Os avanços tecnológicos são responsáveis por mudanças sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas. A tecnologia, principalmente a internet, é uma grande formadora e transformadora de opinião pública. As cidades digitais visam divulgar a estrutura física local através da rede. Um exemplo de cidade digital é Sud Menucci, a 600 quilômetros de São Paulo. Computadores com rede sem-fio estão disponíveis em locais como bibliotecas, postos de saúde, centros administrativos, escolas, etc. Esse avanço tecnológico colabora para o desenvolvimento da cidade e dos cidadãos, principalmente por ter o acesso gratuíto. Pessoas de baixa renda tem cada vez mais acesso a informações, cultura e educação e, com isso, cada vez mais tem opiniões formadas à respeito de assuntos sociais, políticos e econômicos. Isso tudo ajuda a gerar discussões entre os habitantes da cidade e essas discussões são feitas através da internet e do acesso as redes sociais, como o orkut. Os habitantes começam a usar essas ferramentas para discutir sobre a administração da cidade, pontos turísticos, lazer, melhorias, etc.
Website do PT. O site é totalmente institucional. Traz o histórico e notícias do partido. No canto esquerdo da página tem um link "fale conosco", onde consta os telefones, endereços e e-mails das secretarias e serviços do partido. Achei bem interessante o site e os investimentos em jornais, rádios, artigos, entre outros materias que divulgam o partido. Essa é uma maneira inteligente que influenciar as pessoas que tem interesse pelo assunto "política". Quem tem dúvida sobre a posição partidária, direita ou esquerda, esse tipo de site pode influenciar na formação de opinião. Por outro lado, comunidades, fóruns e debates em redes sociais como plurk, orkut e twitter incluenciam muito, de forma positiva e negativa, a opinião pública sobre partidos, representantes políticos e "excelências". Essas redes tem a característica de sempre colocar em pauta assuntos polêmicos para discussão.
Site do Deputado Estadual Sandro Boka, representante do PMDB-RS. Os cidadãos podem interagir com Sandro Boka através do telefone, endereço e e-mail. Além disso, está disponível no site o currículo, fotos, informativos e notícias do deputado. Esse tipo de site influencia muito o cidadão na sua escolha política porque geralmente disponibilizam notícias, históricos e projetos dos candidatos. Se o site for bem feito, com uma linguagem focada em persuadir os cidadãos, pode conquistar um eleitor e se houver uma interação entre candidato/eleitor, o candidato pode ter poderes sob o eleitor através de ações de marketing.
4) As redes no ciberespaço podem influenciar a política de diversas maneiras, tanto positiva quanto negativamente. Sabemos que redes sociais são formas de relacionamentos entre as pessoas de uma sociedade que têm interesses mútuos e que nessas redes ocorrem discussões sobre os mais diversos assuntos, entre eles, sobre a política. Através de blogs, chats ou redes sociais como twitter, plurk e orkut, as pessoas expõe suas idéias para milhares de pessoas, espalham informações importantes e dão novas idéias. Isso tudo com certeza influencia na política. Hoje em dia tudo cai na rede, seja através de textos, videos, fotos ou citações dos políticos. Uma das principais características da internet que faz com que ela possa influenciar positiva ou negativamente é que a internet permite a interatividade, permite que as pessoas discutam sobre determinados assuntos. A internet é rápida e não tem espaço determinado: cada um pode falar o que quiser, no espaço que quiser. Os políticos que são espertos, como foi o caso do então Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, podem utilizar a internet para desenvolver suas campanhas. É uma maneira barata, rápida e que dá resultados para qualquer campanha política (desde que seja bem feita e que o candidato tenha cuidado nos seus atos para que os negativos não caiam na rede). Utilizando a rede é fácil persuadir eleitores, saber o que a sociedade pensa a respeito, propagar informação e até juntar recursos financeiros para a campanha. Na internet tem muita informação o tempo todo e isso, por um lado, acaba sendo ruim, pois desvia a atenção das pessoas, que acabam não sabendo o que é importante e relevante ou não. Por isso, cabe ao partido político deixar bem claro suas intenções, propostas, metas, etc. para que não haja conflito de informações. Uma boa assessoria de comunicação é muito importante para administrar as informações que caem na rede. Se o partido ou o canditato tem site, é importante cuidar os links que estão no site. Links de ONGS e projetos sociais podem gerar uma ótima impressão para quem está visualizando o site. Os processos de apropriação, desvio e despesa improdutiva também influenciam a política. Discursos onlines, ao vivo, por exemplo, tem sido muito bem aceitos pela sociedade. Mexer no perfil do orkut das pessoas e olhar blogs diversos fora do horário de trabalho, como lazer, pode ser uma maneira de descobrir coisas novas, saber o que as pessoas estão pensando e aguçar a criatividade para criar novas estratégias e implantar novos projetos. É preciso sempre ter cuidado com o desvio, ou seja, com o uso anti-convencional da internet, como por exemplo perfis falsos, com informações e declarações falsas sobre os candidatos/partidos, pois isso pode de alguma maneira denegrir a imagem do candidato, mesmo que a infomação seja falsa.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

2ª atividade 2º bimestre - 06/05/2009


Fazer uma remidiação de um produto ou uma foto e justificar.

O Jornal Vip Pelotas é um jornal quinzenal de circulação gratuíta. Tem como público-alvo jovens e adultos de classe média-alta. Seu principal produto é fazer matérias em eventos importantes que movimentam a cidade e região. Uma das coisas que mais atrai o público no jornal são as fotos que são tiradas nas coberturas dos eventos. Porém, as pessoas não têm acesso a essas fotos, pois não tem nenhum site, blog, orkut ou flickr que os editores do jornal possam publicá-las. Sendo assim, para melhor atender o público, resolví fazer uma remidiação desse jornal: criar um perfil no orkut e um blog. No orkut serão divulgadas as fotos que saem no jornal e as datas que as próximas edições do jornal estarão na rua e onde o público pode encontrar o jornal. Já no blog serão divulgadas as principais notícias da cidade, os principais eventos e os melhores lugares em termos de alimentação, lojas e lazer. Essas duas maneiras podem ser consideradas remidiação, já que de um jornal impresso passará a ser também um jornal de circulação na internet, permitindo uma maior interatividade entre o veículo e o público-alvo, melhorando e aprimorando, cada vez mais, a qualidade do jornal.

1ª Atividade do 2º Bimestre - 29/04/09

Perguntas:
1) Encontrar dois exemplos de diferentes tipos de convergências de mídias. Avaliar o impacto dessa convergência na mensgaem divulgada.
2) O que é remediação? Dar exemplos.
3) Fazer um texto multimídia. Avaliar como a presença das outras mídias modificou o seu texto.
Respostas:
1) Exemplo 1: a rádio Atlântida Pelotas além de ser escutada através da 95.3 FM, transmite também sua programação através do site do click rbs. Além disso, a transmissora utiliza um msn para se comunicar com os ouvites. Através desse msn os ouvintes podem pedir músicas, mandar recados, participar de promoções, dar sugestões, etc. Isso é considerado uma convergência de mídia pois um meio de comunicação antigo que é o rádio agora utiliza um meio digital, gerado através do avanço tecnológico que é a internet. O fato da rádio utilizar o msn para se comunicar com os ouvintes pode ser chamado de processo de remidiação, que é o processo onde as antigas mídias começam a ter características das mídias digitais.
Exemplo 2: jornal Zero Hora também pode ser lido através da internet, pelo site www.zh.com.br.
Esse tipo de convergência, tanto da rádio quanto do jornal, é extremamente importante e impactante pois é extremamente focado no público que vive uma rotina contemporânea: aquelas pessoas que saem de casa cedo, não têm tempo para voltar em casa e almoçar, trabalham muito com computador, se comunicam pelo computador, etc. Essas pessoas geralmente chegam no trabalho e lêem jornal online e escutam rádio através do computador pois passam mais trabalhando doque em casa ou dentro do carro. Acredito que essa convergência seja muito boa tanto para os veículos de comunicação quanto para as pessoas que preferem utilizar os meios digitais doque os antigos.
2) O processo de remidiação é o processo no qual as antigas mídias começam a usar características das mídias digitais, melhorando a qualidade e a velocidade das informações. O exemplo do msn da rádio atlântida, citado acima, é um exemplo de remidiação. Outro exemplo são os blogs de jornalistas, que divulgam as notícias online e os leitores podem comentar, ajudando na construção e debatendo sobre os fatos notciados.
3) Foi divulgado no dia 24 de março de 2009, no site alept.com, uma das campanhas mais geniais que eu já ví. Trata-se de uma ação de marketing viral a respeito do câncer de mama. A campanha se chama "o câncer de mama você não vê, você sente" e dentro de uma bolinha anti-stress foi colocada uma pedra. As mulheres foram aborbadas e receberam a bolinha. Ao apertá-la, sentiram um objeto estranho. Foi então que as divulgadoras deram um flyer explicando a importãncia e a maneira de fazer o auto-exame de mama. Para quem gosta de estratégias de marketing e propaganda como eu, eu recomendo que acessem diariamente os blogs brainstorm #9 e ccsp.com.br. Lá dá pra encontrar bastante coisa legal referente à publicidade do mundo inteiro. Um livro que eu recomendo é Propaganda - teoria, tecnica e prática, que pode ser encontrado na livraria vanguarda. Outra coisa interessente de se fazer para tirar referências (digo REFERÊNCIAS e não CÓPIAS) é olhar programas de tv como novelas e programas de auditórios que usam bastante merchandising. Terça-feira passada a maionese hellmans fez uma ação de merchandising no programa da rede globo toma-lá-da-cá muito boa! Aproveitando dá pra ver os comerciais na hora do intervalo.
Avaliação:
a presença de outras mídias como sites e televisão contribuiram para um texto melhor porque eu dou a possibilidade ao leitor de ter bastante referências a respeito do assunto que eu tratei no texto. Se for um texto que interesse a quem está lendo, com certeza a pessoa vai achar muitas curiosidades e coisas interessantes a partir das referências que eu citei, sejam elas em sites, livros ou televisão, podendo construir um texto ou comentar no texto que eu escreví, acrescentando informações.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estratégias - Dia 8 de abril

3 estratégias de Promoção/Difusão de um produto usando Mídia Social.

Marca: 3 gurias
Produto: roupas de festas exclusivas
Serviço: ateliê de alta-costura
Público-alvo: gurias que estejam se formando no colégio e jovens mulheres.
Objetivo da campanha: tornar a marca conhecida pelo público, fazer demonstração dos produtos.

Estratégia número 1:
Criar um orkut e adicionar pessoas que sejam o foco da marca. Esse orkut vai falar um pouco do institucional da marca e dos serviços que as "3 gurias" realizam. Nos álbuns colocar fotos do ateliê e das roupas já confeccionadas. Criar uma comunidade da marca, podendo divulgar eventos, novos produtos, encomendas e sugestões. Isso cria um laço com o público-alvo e atrai muito os chamados laços sociais.

Estratégia número 2:
Criar um twitter da marca, criar novos laços sociais e divulgar as novas coleções e, principalmente, interagir com os seguidores do perfil. Criar promoções através do twitter e do orkut.

Estratégia número 3:
Criar um blog da marca. Esse blog serve para dar dicas de moda, contar o que está acontecendo nas principais capitais da moda, o que os famosos usam, como se dita a moda, quais as inspirações utilizadas para criar as coleções e também aproveitar pra divulgar tudo que a marca tem de novidade.

domingo, 26 de abril de 2009

4ª Atividade - Dia 25 de março

1) Procurar exemplos de representações identitárias no ciberespaço. Analisar como as pessoas se representam na Rede.
Para fazer essa análise, tive como base o orkut. Existe diversas maneiras das pessoas se representarem no ciberespaço. Descrição, fotos, comunidades, gosto disso, não gosto daquilo, eu sou de tal lugar, faço tal coisa... Tudo isso são maneiras de se representar no espaço cibernético, criando uma identidade pessoal que faça com que pessoas desconhecidas acabe nos conhecendo. O porém disso tudo é que tem muita gente que cria perfis falsos, cria uma identidade que não existe ou até roubam dados de perfis verdadeiros. Outra maneira de se representar no ciberespaço é através dos avatares, que são representações gráficas de nós mesmos. Todas essas informações estão sempre em mudanças e isso é notável. As pessoas vêem um filme novo que gostaram e já colocam como "filme preferido". Uma semana depois assistem outro filme e já trocam. Qualquer coisa que se conquiste hoje em dia é colocado no ciberespaço, principalmente nos sites de relacionamentos. É uma maneira de, literalmente, todo o mundo conhecer um pouco de nós.
2) Construa um avatar de você mesmo em algum dos sites abaixo e discuta como você se representou.
OBS: como não estou conseguindo postar imagens, mandarei o meu avatar por e-mail.
Para me representar no ciberespaço, construí uma BuddyPoke, no orkut. Fiz todas as minhas características iguais a mim: cor do cabelo, cor dos olhos, etc. Coloquei roupas no estilo que eu gosto: casaco com abotoamento militar, cor vermelha. Outra característica marcante minha é a maquiagem. Adoro maquiagens e isso também está na minha projeção gráfica. Meu humor também aparece alí.
3) Discuta como essas representações atuam na percepção que os outros têm de você.
Acho que nós costumamos colocar no orkut todas as nossas qualidades e alguns (poucos!) dos nossos defeitos. E defeitos bem pequenininhos! Quem procura meu perfil no orkut e analisa, pode perceber um pouco como é meu jeito de ser. Estou inserida em várias comunidades de publicidade, moda, lazer e música. Isso demonstra que sou uma pessoa extrovertida, descontraída. Não participo de nenhuma comunidade "odeio tal coisa", "odeio o fulano.." prefiro colocar só as coisas que eu gosto. Na verdade eu fico meio neutra, tenho medo dessa exposição. Minhas coisas todas são bloquiadas, só meus amigos podem ver. Não tenho fotos no meu álbum. Tenho só alguns vídeos de comerciais que eu gosto. Acredito que a partir disso as pessoas comecem a notar que sou meio desconfiada, não gosto de expor minha vida pra qualquer um.
4) Procure identificar elementos que possam ser relacionados com representações de identidade no Orkut. Analise como representam as pessoas.
Como já respondí nas questões acima, são muitos os elementos que possam nos representar no orkut. As comunidades representam nossos gostos, nossa cultura, nossa tradição. Os fóruns ajudam a descobrir os assuntos que as pessoas mais se interessam e discutem. As fotos dão a imagem real da pessoa e suas relações: família, namorado, amigos, cachorro, etc. É possível conhecer ainda mais de cada um através dos aplicativos: vídeos, músicas, torcedor fanático, etc. Através dos depoimentos podemos conhecer ainda mais a pessoa e, principalmente saber o que os outros pensam dela. O orkut é uma das melhores maneiras de se conhecer as pessoas. Não é a toa que grandes empresas "fiscalizam" o orkut dos candidados à vagas de trabalhos.

Atividade 3 - Dia 18 de março

1) Virtualizar um ambiente até o final da aula. Discutir com o processo de virtualização influencia os espaços concretos.
OBS: o ambiente que eu virtualizei foi Camden Town, em Londres. Não estou conseguindo anexar a imagem. Vou mandar por e-mail.
Resolvi virtualizar Camden Town porque foi um dos lugares mais incríveis que já fui e gostaria de poder ir lá sempre. É muito bom poder virtualizar ambientes ou lugares, pois podemos passear por lugares, conhecer culturas e histórias sem sair da frente do computador. Isso é muito bom!
2) Discutir, a partir dos exemplos, como o ciberespaço pode ser geográfico.
É muito legal esse "avanço cibernético", que nos permite conhecer lugares do outro lado do mundo como se estivessemos presentes de corpo inteiro. O cimitério Pere-Lachaise em París, por exemplo, nos permite passear pelos túmulos de famosos. Um dos túmulos mais visitados é o do Jim Morrison. Rome Reborn nos apresenta, de uma maneira muito real, imagens tridimencionais de cidades antigas. Já o polêmico Google Map nos dá uma vista aérea de todo o planeta com capacidade de aproximação em determinados territórios. Alguns lugares disponibilizam street views, que nos permite vizualisar todos os detalhes do ambiente, como se estivessemos exatamente lá. Eu falei em "polêmico" porque há grandes discussões sobre o Google Map e os Street Views. Em Londres aconteceu um caso de uma mulher descobrir que estava sendo traída pelo marido e pela melhor amiga através dessas ferramentas. É muito interessante visitar lugares do outro lado do mundo pelo computador, da maneira mais real possível, mas acredito que essas tecnologias tiram a privacidade das pessoas.
3) Apresente exemplos e discuta a influência do território nas representações de identidade no ciberespaço.
A identidade do ciberespaço é pessoal e varia de acordo com a cultura de cada um. Nas redes sociais as pessoas se identificam e se aproximam facilmente de acordo com o lugar em que vivem. Seja o bairro, cidade, estado ou país. A partir dessa "unificação" surgem discussões, fórum, debates, etc. Outra coisa que podemos notar é que as pessoas costumam participar de fóruns ou entrar em comunidades de lugares que já visitaram ou que gostariam de visitar. Isso aproxima as pessoas de um modo geral e, muitas vezes, há uma grande troca de conhecimento, de cultura.

2º Atividade - 11 de Março - Jogo Grow Tower

1) a idéia do jogo grow tower é fazer com que o jogador escolha o caminho certo para que todas as peças possam interagir entre sí, se desenvolvendo ao máximo. Uma forte característica do jogo é a modularidade, mais conhecida como característica lego, onde nos jogos o jogador pode escolher e encaixar as peças para que essas se desenvolvam. Outra característica marcante nesse jogo é a presença de estrutura de rede, pois todas as peças estão "conectadas" e interligadas, umas nas outras, assim como acontece nos sites, onde várias coisas se conectam na mesma informação.
2) Sem dúvidas hoje o Twitter é uma ferramente muito utilizada pelos publicitários e jornalistas para divulgar notícias ou informações de marcas, produtos ou serviços. Um bom exemplo é este: uma padaria inglesa avisa seus clientes, através do twitter, quando o pão está saindo do forno. O site submarino.com.br também utiliza o twitter como estratégia de marketing. http://www.submarino.com.br/portal/concurso-twitter/
Para o jornalismo também há vantagens em utilizar o twitter. Segundo o blog Os Palitos de Gina, publicar notícias no twitter dá muito certo, pois essa rede social atinge muitas pessoas em pouquíssimo tempo.
3) A novela das 20h da Rede Globo, Caminho das Índias, tem influência direta nas novas tendências de moda. Está em alta usar tecidos indianos e muitas pedras, sendo elas naturais, sintéticas ou artificiais.
4) Concluí que o jogo dos padres tem características de modularidade porque tem um número de possibilidades já estabelecidas por quem criou o jogo e porque é um site interativo, onde encontrei vários links que me levaram à outros sites relacionados.
5) o seriado lost pode ser considerado multimídia porque além de passar na televisão, os capítulos passam também pela internet. É através de sites que podemos encontrar resumos, produtos, dvds ou ver os capítulos da série. Também podemos utilizar a internet para baixar os episódios. Mas o mais interessante é a interatividade que os autores do seriado têm com o público: alguns segredos do lost só são revelados na internet.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Observar a sua rede social no twitter/orkut/blog etc.

a) Qual tipo de conexões/laços são perceptíveis?
Hubs; Redes Mundos Pequenos; Redes sem Escalas; Laços Fortes; Laços Fracos.

b) Há conectores?
Sim. Há conectores que, tendo relações de laços fracos e fortes, ampliam a rede, propagam informações, etc, formando mundo pequenos.

c) Depende. A rede social pode ser um "mundo pequeno", ou não. A rede analisada foi o Orkut. No momento que eu vou abrindo profiles e nesses profiles eu tenho amigos em comum, posso dizer que essa rede é um mundo pequeno. Porém, se eu entro em algum orkut e não tenho nenhum amigo em comum com a outra pessoa, não é um mundo pequeno. Essa pessoa faz parte de outro grupo, onde tem outros conectores, outros seguidores, etc.

d) Sim. Na verdade existem muitos valores de "capital social" na rede. O capital social pode ser propagação de informações. Capital social é o valor da rede. Quanto mais informação circula na rede, maior é o capital social. Quanto maior for o número de pessoas conectadas entre sí, maior será o número de troca de informações e maior é o capital social.

Campanha "Set Acústico - Show do Pouca Vogal".

Para a campanha foi feito um site onde as pessoas se cadastram e concorrem a um camarote para o show. O flash está no site da universidade, qualquer pessoa que entrar no site da católica pode se cadastrar na promoção. Foi feita também uma ação em colégios particulares. Foram tiradas várias fotos durante os intervalos e as saídas dos alunos nos colégios. Essas fotos são publicadas no orkut da promoção e tudo isso faz com que aumente a rede e aumente a procura de pessoas querendo ir ao show.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Atividade 6

Questão número 1:
Podemos dizer que a linguagem constrói o ciberespaço? Dar exemplos.
* Sim. Por ser um espaço de comunicação, onde estamos fora de um mundo real (quando estamos no ciberspaço estamos em um mundo virtual), a linguagem é quem nos permite a troca de informação com o resto das pessoas que estão no ciberespaço. É ela quem dá o sentindo e a compreensão das informações para diversas pessoas ao mesmo tempo. A linguagem utilizada nas informações fazem toda a diferença para a compreensão das mesmas. Dependendo do público alvo, do foco, utiliza-se um tipo de linguagem.
Várias formas de linguagem ajudam a construir o ciberespaço, sendo a língua uma das mais importantes. Muitos sites tem opções de idiomas para que pessoas dos mais diversos lugares do mundo, que falam diferentes línguas e têm diferentes culturas, possam navegar por ele e receber a mesma informação que outra pessoa, de outro lugar do mundo, está recebendo. Outra característica muito importante são as gírias, as abreviações e a maneira como as pessoas se comunicam em chats ou salas de bate-papo.
Exemplos:
A maneira como as pessoas conversam no msn: "oiiiiiiiiiiiiii" "hmmmmmmmm.." "td blz com vc?" "hahahaha";
http://www.adrianabarra.com.br/ O site tem duas opções de língua para divulgar a mesma informação: o português e o inglês.

Questão número 2:
Há tipos diferentes de linguagens na comunicação mediada pelo computador?
Sim, há diferentes tipos de linguagens na comunicação mediada pelo computador. Muitas pessoas se comuicam através de imagens, por exemplo. Ou então se comunicam através de símbolos como :( , :), :\, etc. A maneira como as pessoas escrevem no computador também é um tipo de linguagem diferente. A maneira efusiva de comunicar, as abreviações, etc. As pessoas escrevem como se estivessem falando.

Questão número 3:
Acredito que as duas características mais marcantes que diferenciam a comunicação via internet e a comunicação de massa é que na internet existe o anonimato, ou seja, nunca temos certeza de quem está do outro lado do computador publicando informações. A outra é que as informações colocadas na rede permanecem nela por muito tempo. A interatividade também é uma característica marcante da comunicação via internet. Uma informação é divulgada para milhões de pessoas ao mesmo tempo e as pessoas reagem as informações, ou seja, há um feedback imediado. Já na mídia de massa, o feedback é pouco. A comunicação mediada pelo computador é muito rápida. Um exemplo é o site do Big Brother Brasil. Mal um participante sai da casa e nem 1 munuto depois já está no site. A internet pode ser interpessoal (grupo<->grupo) ou um meio de massa, como um jornal, pode nos trazer a informação. A comunicação na internet pode ser um<->um, onde apenas duas pessoas conversam; um<->todos, onde uma pessoa escreve para todos lerem e interagirem (ex: blog, onde o autor escreve e as pessoas interagem através dos comentários) e todos<->todos, onde muitas pessoas participam de uma mesma conversa, como por exemplo, no mirc ou em fóruns do orkut. A televisão tem uma comunicação assíncrona, ou seja, a resposta à informação não é imediata, pois os telespectadores não estão juntos à quem está passando a mensagem. A internet pode ser síncrona ou assíncrona, depende do uso que as pessoas fazem dela.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Primeira Aula Prática

* Hipertexto
* Velocidade (instantaneidade): rh@adrianabarra.com.br
* Convergência de Mídias: São propagandas virtuais, ou seja, propagandas dentro de um website. É o caso da propaganda das Americanas.com dentro do site do terra.
* Interatividade: http://www.adrianabarra.com.br/new/index_pt.htm

Dia desses, fuxicando na internet, encontrei um dos sites mais legais que já ví: é o site da Adriana Barra, considerada uma das mais importantes estilistas do brasil. Entrou no mundo fashion há cerca de 3 anos e revolucionou o mundo da moda brasileira com seus vestidos longos e suas estampas diferenciadas. Em pouco tempo, tornou-se referência de estilo e bom gosto. O site dela é totalmente interativo, mas o que mais chama atenção é um carro no lado direito da tela que diz no vidro: "me leva são paulo". O que acontece quando a gente clica alí eu não vou contar, é só entrar no site e conferir!