quarta-feira, 1 de abril de 2009

Atividade 6

Questão número 1:
Podemos dizer que a linguagem constrói o ciberespaço? Dar exemplos.
* Sim. Por ser um espaço de comunicação, onde estamos fora de um mundo real (quando estamos no ciberspaço estamos em um mundo virtual), a linguagem é quem nos permite a troca de informação com o resto das pessoas que estão no ciberespaço. É ela quem dá o sentindo e a compreensão das informações para diversas pessoas ao mesmo tempo. A linguagem utilizada nas informações fazem toda a diferença para a compreensão das mesmas. Dependendo do público alvo, do foco, utiliza-se um tipo de linguagem.
Várias formas de linguagem ajudam a construir o ciberespaço, sendo a língua uma das mais importantes. Muitos sites tem opções de idiomas para que pessoas dos mais diversos lugares do mundo, que falam diferentes línguas e têm diferentes culturas, possam navegar por ele e receber a mesma informação que outra pessoa, de outro lugar do mundo, está recebendo. Outra característica muito importante são as gírias, as abreviações e a maneira como as pessoas se comunicam em chats ou salas de bate-papo.
Exemplos:
A maneira como as pessoas conversam no msn: "oiiiiiiiiiiiiii" "hmmmmmmmm.." "td blz com vc?" "hahahaha";
http://www.adrianabarra.com.br/ O site tem duas opções de língua para divulgar a mesma informação: o português e o inglês.

Questão número 2:
Há tipos diferentes de linguagens na comunicação mediada pelo computador?
Sim, há diferentes tipos de linguagens na comunicação mediada pelo computador. Muitas pessoas se comuicam através de imagens, por exemplo. Ou então se comunicam através de símbolos como :( , :), :\, etc. A maneira como as pessoas escrevem no computador também é um tipo de linguagem diferente. A maneira efusiva de comunicar, as abreviações, etc. As pessoas escrevem como se estivessem falando.

Questão número 3:
Acredito que as duas características mais marcantes que diferenciam a comunicação via internet e a comunicação de massa é que na internet existe o anonimato, ou seja, nunca temos certeza de quem está do outro lado do computador publicando informações. A outra é que as informações colocadas na rede permanecem nela por muito tempo. A interatividade também é uma característica marcante da comunicação via internet. Uma informação é divulgada para milhões de pessoas ao mesmo tempo e as pessoas reagem as informações, ou seja, há um feedback imediado. Já na mídia de massa, o feedback é pouco. A comunicação mediada pelo computador é muito rápida. Um exemplo é o site do Big Brother Brasil. Mal um participante sai da casa e nem 1 munuto depois já está no site. A internet pode ser interpessoal (grupo<->grupo) ou um meio de massa, como um jornal, pode nos trazer a informação. A comunicação na internet pode ser um<->um, onde apenas duas pessoas conversam; um<->todos, onde uma pessoa escreve para todos lerem e interagirem (ex: blog, onde o autor escreve e as pessoas interagem através dos comentários) e todos<->todos, onde muitas pessoas participam de uma mesma conversa, como por exemplo, no mirc ou em fóruns do orkut. A televisão tem uma comunicação assíncrona, ou seja, a resposta à informação não é imediata, pois os telespectadores não estão juntos à quem está passando a mensagem. A internet pode ser síncrona ou assíncrona, depende do uso que as pessoas fazem dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário