domingo, 26 de abril de 2009

4ª Atividade - Dia 25 de março

1) Procurar exemplos de representações identitárias no ciberespaço. Analisar como as pessoas se representam na Rede.
Para fazer essa análise, tive como base o orkut. Existe diversas maneiras das pessoas se representarem no ciberespaço. Descrição, fotos, comunidades, gosto disso, não gosto daquilo, eu sou de tal lugar, faço tal coisa... Tudo isso são maneiras de se representar no espaço cibernético, criando uma identidade pessoal que faça com que pessoas desconhecidas acabe nos conhecendo. O porém disso tudo é que tem muita gente que cria perfis falsos, cria uma identidade que não existe ou até roubam dados de perfis verdadeiros. Outra maneira de se representar no ciberespaço é através dos avatares, que são representações gráficas de nós mesmos. Todas essas informações estão sempre em mudanças e isso é notável. As pessoas vêem um filme novo que gostaram e já colocam como "filme preferido". Uma semana depois assistem outro filme e já trocam. Qualquer coisa que se conquiste hoje em dia é colocado no ciberespaço, principalmente nos sites de relacionamentos. É uma maneira de, literalmente, todo o mundo conhecer um pouco de nós.
2) Construa um avatar de você mesmo em algum dos sites abaixo e discuta como você se representou.
OBS: como não estou conseguindo postar imagens, mandarei o meu avatar por e-mail.
Para me representar no ciberespaço, construí uma BuddyPoke, no orkut. Fiz todas as minhas características iguais a mim: cor do cabelo, cor dos olhos, etc. Coloquei roupas no estilo que eu gosto: casaco com abotoamento militar, cor vermelha. Outra característica marcante minha é a maquiagem. Adoro maquiagens e isso também está na minha projeção gráfica. Meu humor também aparece alí.
3) Discuta como essas representações atuam na percepção que os outros têm de você.
Acho que nós costumamos colocar no orkut todas as nossas qualidades e alguns (poucos!) dos nossos defeitos. E defeitos bem pequenininhos! Quem procura meu perfil no orkut e analisa, pode perceber um pouco como é meu jeito de ser. Estou inserida em várias comunidades de publicidade, moda, lazer e música. Isso demonstra que sou uma pessoa extrovertida, descontraída. Não participo de nenhuma comunidade "odeio tal coisa", "odeio o fulano.." prefiro colocar só as coisas que eu gosto. Na verdade eu fico meio neutra, tenho medo dessa exposição. Minhas coisas todas são bloquiadas, só meus amigos podem ver. Não tenho fotos no meu álbum. Tenho só alguns vídeos de comerciais que eu gosto. Acredito que a partir disso as pessoas comecem a notar que sou meio desconfiada, não gosto de expor minha vida pra qualquer um.
4) Procure identificar elementos que possam ser relacionados com representações de identidade no Orkut. Analise como representam as pessoas.
Como já respondí nas questões acima, são muitos os elementos que possam nos representar no orkut. As comunidades representam nossos gostos, nossa cultura, nossa tradição. Os fóruns ajudam a descobrir os assuntos que as pessoas mais se interessam e discutem. As fotos dão a imagem real da pessoa e suas relações: família, namorado, amigos, cachorro, etc. É possível conhecer ainda mais de cada um através dos aplicativos: vídeos, músicas, torcedor fanático, etc. Através dos depoimentos podemos conhecer ainda mais a pessoa e, principalmente saber o que os outros pensam dela. O orkut é uma das melhores maneiras de se conhecer as pessoas. Não é a toa que grandes empresas "fiscalizam" o orkut dos candidados à vagas de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário