domingo, 26 de abril de 2009

Atividade 3 - Dia 18 de março

1) Virtualizar um ambiente até o final da aula. Discutir com o processo de virtualização influencia os espaços concretos.
OBS: o ambiente que eu virtualizei foi Camden Town, em Londres. Não estou conseguindo anexar a imagem. Vou mandar por e-mail.
Resolvi virtualizar Camden Town porque foi um dos lugares mais incríveis que já fui e gostaria de poder ir lá sempre. É muito bom poder virtualizar ambientes ou lugares, pois podemos passear por lugares, conhecer culturas e histórias sem sair da frente do computador. Isso é muito bom!
2) Discutir, a partir dos exemplos, como o ciberespaço pode ser geográfico.
É muito legal esse "avanço cibernético", que nos permite conhecer lugares do outro lado do mundo como se estivessemos presentes de corpo inteiro. O cimitério Pere-Lachaise em París, por exemplo, nos permite passear pelos túmulos de famosos. Um dos túmulos mais visitados é o do Jim Morrison. Rome Reborn nos apresenta, de uma maneira muito real, imagens tridimencionais de cidades antigas. Já o polêmico Google Map nos dá uma vista aérea de todo o planeta com capacidade de aproximação em determinados territórios. Alguns lugares disponibilizam street views, que nos permite vizualisar todos os detalhes do ambiente, como se estivessemos exatamente lá. Eu falei em "polêmico" porque há grandes discussões sobre o Google Map e os Street Views. Em Londres aconteceu um caso de uma mulher descobrir que estava sendo traída pelo marido e pela melhor amiga através dessas ferramentas. É muito interessante visitar lugares do outro lado do mundo pelo computador, da maneira mais real possível, mas acredito que essas tecnologias tiram a privacidade das pessoas.
3) Apresente exemplos e discuta a influência do território nas representações de identidade no ciberespaço.
A identidade do ciberespaço é pessoal e varia de acordo com a cultura de cada um. Nas redes sociais as pessoas se identificam e se aproximam facilmente de acordo com o lugar em que vivem. Seja o bairro, cidade, estado ou país. A partir dessa "unificação" surgem discussões, fórum, debates, etc. Outra coisa que podemos notar é que as pessoas costumam participar de fóruns ou entrar em comunidades de lugares que já visitaram ou que gostariam de visitar. Isso aproxima as pessoas de um modo geral e, muitas vezes, há uma grande troca de conhecimento, de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário