quarta-feira, 27 de maio de 2009

4ª atividade do 2º bimestre

Perguntas:
1. Exemplos apropriação, desvio e despesa improdutiva. Explicar.
2. Encontrar exemplos de cyberpunk. Discutir os efeitos políticos.

Respostas:
1.
Apropriação: usar o celular para outros fins além de receber e fazer ligações. Enviar torpedos, jogar e entrar na internet são exemplos de apropriação porque é uma maneira de pegar uma tecnologia (celular) e usar ela para uma outra finalidade a qual não foi pensada em primeiro momento.
Desvio: pedófilo que usa as redes sociais para perseguir crianças. É uma prática negativa pro sistema. Desvio é o uso anti-convencional de uma ferramenta, muitas vezes criminosa.
Despesa improdutiva: usar canais de bate-papo e redes sociais como lazer. A despesa improdutiva é o uso que não tem um propósito. É a utilização da tecnologia para fins próprios, em prol do lazer. Isso ajuda a aguçar a criatividade.
2. Um exemplo de cyberpunk foi um cracker em São Paulo que desviou dinheiro da conta bancária de muitas pessoas e pegou esse dinheiro para uso próprio: foi para um hotel cinco estrelas fazer farra com os amigos. Outro exemplo são os hackers, que produzem vírus para invadir o computador das pessoas, com o intuíto de que nós temos que dominar a tecnologia, não ela nos dominar. Para exemplificar o cyberpunk posso citar também um grupo dos EUA que pixa as ruas, roubam placas, agridem as pessoas na rua e colocam tudo no youtube para ir contra o sistema e chamar atenção dos políticos. Isso tudo gera consequências negativas para o sistema, pois está indo contra as regras, e a internet, nesses casos, é utilizada de uma maneira anti-convencional e criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário