quarta-feira, 6 de maio de 2009

1ª Atividade do 2º Bimestre - 29/04/09

Perguntas:
1) Encontrar dois exemplos de diferentes tipos de convergências de mídias. Avaliar o impacto dessa convergência na mensgaem divulgada.
2) O que é remediação? Dar exemplos.
3) Fazer um texto multimídia. Avaliar como a presença das outras mídias modificou o seu texto.
Respostas:
1) Exemplo 1: a rádio Atlântida Pelotas além de ser escutada através da 95.3 FM, transmite também sua programação através do site do click rbs. Além disso, a transmissora utiliza um msn para se comunicar com os ouvites. Através desse msn os ouvintes podem pedir músicas, mandar recados, participar de promoções, dar sugestões, etc. Isso é considerado uma convergência de mídia pois um meio de comunicação antigo que é o rádio agora utiliza um meio digital, gerado através do avanço tecnológico que é a internet. O fato da rádio utilizar o msn para se comunicar com os ouvintes pode ser chamado de processo de remidiação, que é o processo onde as antigas mídias começam a ter características das mídias digitais.
Exemplo 2: jornal Zero Hora também pode ser lido através da internet, pelo site www.zh.com.br.
Esse tipo de convergência, tanto da rádio quanto do jornal, é extremamente importante e impactante pois é extremamente focado no público que vive uma rotina contemporânea: aquelas pessoas que saem de casa cedo, não têm tempo para voltar em casa e almoçar, trabalham muito com computador, se comunicam pelo computador, etc. Essas pessoas geralmente chegam no trabalho e lêem jornal online e escutam rádio através do computador pois passam mais trabalhando doque em casa ou dentro do carro. Acredito que essa convergência seja muito boa tanto para os veículos de comunicação quanto para as pessoas que preferem utilizar os meios digitais doque os antigos.
2) O processo de remidiação é o processo no qual as antigas mídias começam a usar características das mídias digitais, melhorando a qualidade e a velocidade das informações. O exemplo do msn da rádio atlântida, citado acima, é um exemplo de remidiação. Outro exemplo são os blogs de jornalistas, que divulgam as notícias online e os leitores podem comentar, ajudando na construção e debatendo sobre os fatos notciados.
3) Foi divulgado no dia 24 de março de 2009, no site alept.com, uma das campanhas mais geniais que eu já ví. Trata-se de uma ação de marketing viral a respeito do câncer de mama. A campanha se chama "o câncer de mama você não vê, você sente" e dentro de uma bolinha anti-stress foi colocada uma pedra. As mulheres foram aborbadas e receberam a bolinha. Ao apertá-la, sentiram um objeto estranho. Foi então que as divulgadoras deram um flyer explicando a importãncia e a maneira de fazer o auto-exame de mama. Para quem gosta de estratégias de marketing e propaganda como eu, eu recomendo que acessem diariamente os blogs brainstorm #9 e ccsp.com.br. Lá dá pra encontrar bastante coisa legal referente à publicidade do mundo inteiro. Um livro que eu recomendo é Propaganda - teoria, tecnica e prática, que pode ser encontrado na livraria vanguarda. Outra coisa interessente de se fazer para tirar referências (digo REFERÊNCIAS e não CÓPIAS) é olhar programas de tv como novelas e programas de auditórios que usam bastante merchandising. Terça-feira passada a maionese hellmans fez uma ação de merchandising no programa da rede globo toma-lá-da-cá muito boa! Aproveitando dá pra ver os comerciais na hora do intervalo.
Avaliação:
a presença de outras mídias como sites e televisão contribuiram para um texto melhor porque eu dou a possibilidade ao leitor de ter bastante referências a respeito do assunto que eu tratei no texto. Se for um texto que interesse a quem está lendo, com certeza a pessoa vai achar muitas curiosidades e coisas interessantes a partir das referências que eu citei, sejam elas em sites, livros ou televisão, podendo construir um texto ou comentar no texto que eu escreví, acrescentando informações.

Um comentário: