quarta-feira, 24 de junho de 2009

Última atividade do blog!!!!!!!!!

Escolher 3 jornais online. Analisar como estão presentes em cada um, as características da internet e como estas alteram o processo noticioso.

http://www.zerohora.com.br/
De cara já podemos notar que o jornal online é muito mais interativo e as notícias de propagam muito mais rápido. Há uma diferença muito grande entre um jornal impresso e um jornal online. Nos jornais impressos as informações não são rápidas e não se propagam, ou seja, um jornal impresso só serve quando lemos ele, uma vez só, depois ele perde sua utilidade. Já o jornal online permite que os leitores percorram pelas informações e notícias de uma maneira muito rápida. É fácil lincar as notícias e muitas delas são ao vivo. Nesse site, por exemplo, tem um blog com notícias ao vivo do mundo inteiro. Outra característica que aparece no site da zero hora é a publicidade 1.0, com links patrocinados como o do banrisul e uma propaganda de um lançamento residencial na forma de pop up. Outra coisa que me chamou atenção nesse site foi que podemos acompanhar o jornal também pelo twitter (uso das redes sociais que ajudam ainda mais a propagar as informações) e widgets, que os leitores podem ter nos seus sites as notícias que saem na zero hora. Isso é fantástico e permite uma grande interatividade entre os leitores. O processo de hipermídia e de hipertexto que encontramos no site permite ampliar o assunto e aumentar ainda mais as informações, diferentes do jornal impresso que a cada edição temos espaço e informações limitadas para divulgar. Para aumentar as notícias tem que esperar o jornal do outro dia.

http://www.folha.uol.com.br
Folha de São Paulo online. Achei o site meio poluído, mas as características da internet estão claramente presentes. A primeira coisa que eu vi quando abrí o site foi um ghost pop up de lançamento de apartamentos e bem ao lado tinha um banner digital do mesmo anúncio, exatamente igual, só mudou a forma de divulgar. A publicidade 1.0 está presente no site em forma de links patrocinados e pop ups. O processo de hipertexto e hipermídia permitem a ampliação do assunto, permitem que o leitor percorra sobre aquela informação. O site visualmente não é bonito, é desorganizado. Talvez seja mais fácil de ler as notícias no jornal impresso do que no jornal online.

http://www.estadao.com.br
Site mais clean,visualmente bonito e organizado, permitindo que o leitor encontre as notícias de seu interesse e possa ler com clareza. Predomina o processo de hipertexto e hipermídia. A publicidade 1.0 tem destaques em anunciantes como coca-cola, net e bradesco. Esses dois primeiros em formas de banners, o da coca-cola com animação de um caminhãozinho.

Em todos os casos as notícias não são só locais, mas também globais. Porém, devido às pessoas estarem cada vez mais individualistas e querem cada vez mais coisas personalizadas as notícias locais estão voltando a ser mais relevantes. Uma coisa legal que percebí nos três sites é a presença de links com informações sobre lazer, desde shows até restaurantes, museus, etc. e a grande presença das lojas onlines. A convergência de mídia também é notável em todos os jornais onlines analisados. O jornalismo online é muito mais interativo, muito mais amplo e muito mais rápido. O jornalismo hoje é opinativo e há uma grande identificação de leitores com jornalistas. Um aspecto negativo do jornalismo online é que vivemos na era da sociedade da informação e o jornalismo vem perdendo a credibilidade. Hoje em dia qualquer um pode publicar notícias na internet. Basta acontecer um fato importante ou marcante e qualquer pessoa presenciar. Isso já vira notícia e os jornalistas aos poucos vão perdendo os seus lugares. Vídeos caseiros e cinegrafistas amadores aparecem constantemente na internet. Isso tem a ver com a globalização, com os avanços da tecnologia e com a digitalização das coisas. Hoje é comum as pessoas terem celulares com câmeras que podem filmar qualquer coisa, por exemplo. As pessoas hoje estão cobrando muito dos jornalistas para terem uma boa informação. Há comparações entre jornalistas e escritores amadores e as pessoas estão cada vez mais exigentes. No jornal online, todos podem ser emissores. O jornal online não fica velho, os jornalistas "ressussitam" as notícias a todo momento, a partir de novas informações. A velocidade na rede é muito maior que a velocidade no jornal impresso ou nos telejornais. Um exemplo bem recente foi o da morte do Michael Jackson, que enquanto nos jornais onlines já haviam declarado que o cantor tinha morrido, ao mesmo tempo os telejornais não confirmavam a notícia, ainda diziam que ele estava internado. Nos 3 jornais analisados tem um link onde diz "últimas notícias", com as informações atualizadas de minuto à minuto. A internet tem velocidade e tem memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário