quarta-feira, 17 de junho de 2009

6ª Atividade do 2º Bimestre

Mídia Social:
Encontrar três nomes ou virais e discutir sua relevância para a publicidade.

Primeiro Exemplo:

"David After Dentist"
Esse é um dos vídeos mais visitados do youtube ultimamente. Trata-se de um pai que filmou o filho logo após sair do dentista. O menino tinha extraído um dente e estava dopado por causa da anestesia. Algumas pessoas pensam o que isso tem a ver com a publicidade. Na verdade a publicidade se aproveita desses "virais" e cria coisas em cima deles. Na mesma página do youtube onde está o vídeo aparece este link de propaganda, que vende camisetas com o seguinte conceito: "Is this real life?", baseado no vídeo do David.

Segundo Exemplo:

"Susan Boyle" - revelação no reality show Britain's Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. Susan surpreendeu os jurados, que a olhavam com olhar desconfiado devida sua má aparência. Após a aparição no programa, seu vídeo foi colocado no youtube, recebendo imediatamente milhões de visitas. O contraste da má aparência com sua bela voz dispertou a atenção e a curiosidade da mídia do mundo inteiro. Os vídeos hospedados na internet bateram recorde de visitas. Mais uma vez a publicidade se "aproveita" e cria conceitos a partir dessas pessoas. Nesse caso, pode-se criar conceitos em cima de que "as aparências enganam", superação, etc. A sony quer gravar um CD com a cantora amadora, além de ter projetos de fazer um filme sobre a história dela. Os usuários dos blogs e redes socias ja discutem sobre esse fenômeno.

Terceiro Exemplo

Funk do Ronaldo - 1835170 visitações no youtube. A onda "Ronaldo", criada pelo programa Pânico na TV, virou febre entre os jovens brasileiros. O vídeo caiu no youtube e já gerou milhares de visualizações. Os publicitários que precisam fazer campanhas direcionadas para o público jovem, busca saber o que esse público gosta, assiste e qual linguagem é adequada para ser utilizada na campanha. Utilizar na campanha gírias faladas por esse público geralmente é uma ótima estratégia para atraí-los e a campanha pode acabar "caindo na boca" desses jovens e os deixando atraídos pelo produto/serviço divulgado.

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